terça-feira, 12 de outubro de 2010

Motivos para praticar Esportes Radicais, ou Esportes de Aventura






Skate, Canyoning, escaladas, trekking, vôo livre, rafting e mergulho, esses são apenas alguns exemplos de Esportes de Aventura que vem conquistando cada vez mais adeptos pelo Brasil e pelo mudo

Já se foi o tempo em que era fácil reconhecer e distinguir os diversos tipos de esportes existentes. Com a forte tendência de aproximação do homem com a natureza e a busca por novas emoções para fugir da monotonia do dia a dia, em meados dos anos 80, fizeram surgir no Brasil novas práticas esportivas conhecidas hoje como Esportes Radicais, ou de Aventura.

O único pré-requisito para se iniciar no mundo dos Esportes Radicais é ter espírito aventureiro e um pouquinho de coragem, afinal, nem todo mundo é capaz de fazer trilhas em florestas fechadas, descer de quedas d’água gigantescas, praticar alpinismo em pedras do tamanho de um edifício. Como qualquer atividade física, é recomendado somente que se comece aos poucos, respeitando suas limitações. Vale lembrar que não é fazendo maluquices que se pratica os Esportes de Aventura. Esporte é saúde e para radicalizar não é preciso se quebrar. 


RAFTING – ESPÍRITO DE EQUIPE

Assim como na maioria dos Esportes Radicais, ao se praticar o Rafting é obrigatório o uso de equipamentos de segurança como capacete que devem apresentar regulagem interna para melhor ajuste, colete salva-vidas de alta flutuação e flutuador para a cabeça. Seguindo todas as recomendações de segurança é possível até mesmo praticar surfe, onde o bote faz manobras sobre as pequenas quedas d’água existentes. 

A prática do Rafting estimula em seus praticantes o autocontrole, estabilidade em momentos de stress, trabalho em equipe e como resultado oferece braços fortes e boa forma física.




VÔO LIVRE – PERTO DO CÉU 

Foto: Eduardo Lage Santos

A prática de vôo livre feita com asa delta ou parapente foi iniciada por pára-quedistas com a intenção de aumentar a permanência nos céus. Diferente dos outros esportes aéreos que buscam emoção durante o momento da queda, no vôo livre a intenção é subir e permanecer no ar, bem perto do céu. Para que isso aconteça o esportista deve fazer um curso de instrução com aulas práticas e teóricas que ensinam técnicas para reconhecimento de correntes de ar quentes, também chamadas de correntes térmicas. Além disso é necessário saber usar os equipamentos para que se consiga planar suavemente no ar e subir a grandes altitudes.




O vôo livre pode ser praticado sem a presença de instrutor por homens e mulheres, com mais de 18 anos, que possuam o Certificado de Piloto Desportivo que é dado pelo Departamento de Aviação Civil do Ministério da Aeronáutica. Para quem quer só ter a sensação de voar, o mais indicado é fazer um vôo duplo, onde não é necessário nenhum tipo de preparo ou técnica.


ESCALADA
Escalada na academia 90 graus
A escalada é sempre praticada em duplas. O primeiro escalador sobe e recebe segurança do parceiro abaixo. Depois, de cima, ele dá suporte ao companheiro.

A escalada exige uma certa atenção e cuidado. Por ser um esporte onde o risco está sempre presente, acidentes não são raros e muitos deles podem levar à morte, por isso são indispensáveis uma segurança competente e o uso adequado do seu equipamento. Não aconselhamos que a prática seja feita sem um curso básico ou no acompanhamento de um guia experiente. Um cursinho básico é feito em 2 finais de semana com atividades práticas e algumas horas de teoria.

A idade mínima aconselhada para se iniciar ao esporte é de 8 anos, pois exige o praticante ser capaz de entender e assimilar o motivo e a responsabilidade da segurança. Qualquer pessoa pode aderir à escalada. E é necessário comprar a sapatilha para iniciar.










           http://www.brasilviagem.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário